Fisioterapia Neurofuncional é a área de especialidade da Fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas síndromes resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como àqueles pacientes com doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito – miopatias).
As síndromes resultantes dos danos ao sistema nervoso diferem entre si dependendo da região atingida. As disfunções motoras e sensoriais decorrentes de dano neurológico interferem qualitativamente e quantitativamente no desempenho das atividades de vida diária, laborais e de lazer. Assim sendo, o fisioterapeuta neurofuncional precisa ter conhecimento especializado e manter-se atualizado sobre:
Quando o atendimento não é especializado, há muita chance de o paciente não atingir seu potencial funcional máximo, sendo obrigado a conviver com mais dificuldades funcionais no seu dia a dia do que precisaria.
Além disso, em uma abordagem neurofuncional especializada, o fisioterapeuta avalia a função do paciente como um todo, levando em consideração:
Funções e estruturas do corpo
Atividades e participação
Fatores ambientais
Fatores Pessoais
Diante desta avaliação, o fisioterapeuta consegue prever e prevenir condições que, uma vez instaladas, pioram ainda mais a função, muitas vezes impedindo o bem-estar, a independência e o retorno de funções perdidas (ombro doloroso, contraturas e deformidades).